30 de maio de 2011

Uma visão sobre a criminalização da homofobia

Da criminalização a evolução


A homossexualidade está presente na sociedade mundial desde o início dos tempos. Pesquisas e avaliações científicas comprovam ser nada mais do que uma orientação e não uma doença ou um distúrbio. Então a criminalização da homofobia vem tardia, apesar das pessoas terem acesso as diversas fontes de informação, ainda não temos como efeito, a aceitação dos novos tipos de relacionamentos e, consequentemente, a não aceitação da homossexualidade.

Essa orientação desde a Idade Antiga é comum, basta observarmos nos livros de história quando grandes filósofos citam seus “pupilos”. E também, um momento em que a sexualidade era algo comum ao ser humano.

Ao longo do tempo, principalmente na Idade Média, alguns tabus são introduzidos na sociedade associando o sexo ao pecado, distorcendo passagens bíblicas e assim perseguindo os homossexuais atribuindo a essa prática um crime civil.

Resultado disso foi o preconceito e o sinônimo de “nojo’ ao ato da relação entre seres do mesmo sexo, criando no conceito social a ideia de que essa prática estaria associada a um erro abominável,visto pelos dogmas religiosos.

Baseado nesses conceitos errôneos, a violência passou a ser incentivada, defendida e aceita num coletivo e isso se propagou e chega à atualidade se tornando um problema social gravíssimo.

Sendo assim a aprovação da PL 122/06, que torna a homofobia crime, é eminente, pois a lei não fere crenças e não obriga nenhuma aceitação, apenas respeito e cumprimento do papel de cidadania de uma sociedade que quer ser vista como evoluída.

Portanto, para que tenhamos uma sociedade menos violenta, devemos punir esses agressores, pois só assim uma resposta mais concreta será notada, não impondo conceitos, mas dando o direito as pessoas, sejam de raças, credos e orientações sexuais diferentes, a terem seu respeito garantido.


Agora é o fim da valorização da escola brasileira?

18 de maio de 2011

A verdade sobre a educação que a mídia não divulga.





Vamos parar de culpar apenas os professores. Passemos a analisar o discursos  desses políticos incapazes que governam o nosso país e votemos com mais consciência.





6 de maio de 2011

Exemplos de argumentações.


ARGUMENTAÇÃO
O desenvolvimento é a parte mais extensa do texto dissertativo. Compreende os argumentos (evidências, exemplos, justificativas etc.) que dão sustentação à tese – idéia central apresentada no primeiro parágrafo. O conteúdo dos parágrafos de desenvolvimento deve obedecer a uma progressão: repetir idéias mudando apenas as palavras resulta em redundância. É preciso encadear os enunciados de maneira que se completem (cada enunciado acrescentará informações novas ao anterior). Deve-se também evitar a reprodução de clichês, fórmulas prontas e frases feitas – recursos que enfraqueçam a argumentação.
Cabe lembrar, ainda, que a adequada utilização de seu repertório cultural será determinante para diversificar e enriquecer seus argumentos. Observe alguns exemplos de argumentação:

Tema: Televisão

Argumentação por exemplificação
Já foi criada até uma campanha – "Quem financia a baixaria é contra a cidadania" – para que sejam divulgados os nomes das empresas que anunciam nos programas que mais recebem denúncias de desrespeito aos direitos humanos. O mais importante nessa iniciativa é que a participação da sociedade, que pode abandonar a passividade e interferir na qualidade da programação que chega às casas dos brasileiros.

Argumentação histórica
Quem assiste à TV hoje talvez nem imagine que seu compromisso inicial, quando chegou ao país, há pouco mais de meio século, fosse com educação, informação e entretenimento. Não se pode negar que ela evoluiu –transformou-se na maior representante da mídia, mas em contrapartida esqueceu-se de educar, informa relativamente e entretém de maneira discutível.

Argumentação por constatação
Para além daquilo que a televisão exibe, deve-se levar em conta também seu papel social. Quem já não renunciou um encontro com amigo ou a um passeio com a família para não perder a novela ou a participação de algum artista num programa de auditório? Ao que tudo indica, muitos têm elegido a tevê como companhia favorita.

Argumentação por comparação
Enquanto países como Inglaterra e Canadá têm leis que protegem as crianças da exposição ao sexo e à violência na televisão, no Brasil não há nenhum controle efetivo sobre a programação. Não é de surpreender que muitos brasileiros estejam defendendo alguma forma de censura sobre a TV aberta.

Argumentação por testemunho
Conforme citado pelo jornalista Nelson Hoineff, "o que a televisão tem de mais fascinante para quem a faz é justamente o que ela tem de mais nocivo para quem a vê: sua capacidade aparentemente infinita de massificação". De fato, mais de 80% da população brasileira tem esse veículo como principal fonte de informação e referência.